sexta-feira, 29 de março de 2013 | By: BLOG INFORMAÇÃO ATUAL

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O ORIENTE MÉDIO PARTE 2



O atual governante de Dubai é o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, membro da dinastia Al Maktoum, que governa o emirado desde 1833.

Dubai é sede do canal de notícias em árabe Arabyia, rede que concorre com a Al Jazira, emissora do Qatar, a preferência do publico árabe.

Uma das maiores atrações do emirado de Dubai são os souks, os tradicionais mercados árabes. Com a insenção de impostos, quase tudo é barato. Mas a regra (como em todo mercado árabe) é barganhar.

O souk mais visitado é o Golde Souk (o nome já diz tudo), um mercado com lojas especializadas em ouro. Colare, brincos, pulseiras, tiaras, tudo é feito de ouro. São 350 lojas que expõem diariamente uma quantidade equivalente a 20 toneladas de jóias. Não é à tôa que 72% dos consumidores são do sexo feminino.

Dubai é o paraíso dos hotéis cinco, seis, sete estrelas… O hotel mais luxuoso é o Burj Al Arab, construído numa pequena artificial ilha perto da costa. Possui 60 andares e, acredite, desce 45 metros abaixo do nível da água. O Burj Al Arab possui paredes revestidas de ouro 24 quilates.

O Burj Al Khalifa é o maior arranha-céu do mundo, superando em muito os ex-maiores prédios Taipei 101 (em Taiwan) e Petronas Tower (na Malásia). Sua pedra fundamental foi lançada em 21 de setembro de 2004 e o final das construções ocorreum em 04 de janeiro de 2010. O Burj Al Khalifa possui 828 metros de altura e abriga hotéis, escritórios, rádios, centros de compra e até uma mesquita.

Bebidas alcoólicas são proibidas em Dubai, assim como em toda a Península Arábica. A diferença é que pelo menos lá os turistas podem consumir uma cerveja ou uísque dentro dos hotéis. Advertência: se for flagrado consumindo álcool na rua, você terá imensos e inesquecíveis problemas.

Um dos maiores investidores imobiliários de Dubai é a família saudita Bin Laden… Por acaso, você já ouviu esse sobrenome em algum lugar?

A maior parte da população da Síria (cerca de 90%) pertence à etnia árabe, mas também há curdos, turcos e armênios. O islamismo é a religião predominante.

A Síria é governada por Bashar Al-Assad, herdeiro do ex-presidente Hafez A-Assad. O detalhe é que Bashar era o segundo na linha sucessória do pai. Ele só se tornou sucessor (e presidente, com a morte do pai em 2.000) depois que seu irmão, Basil Al-Assad morreu num acidente de carro. O clã Assad está no poder há 40 anos.

Síria e Israel estão em estado de guerra desde 1948. Em 1967, Israel tomou as Colinas de Golã, o que acirrou ainda mais os atritos entre os dois países.

As Colinas de Golã foram ocupadas por Israel em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. A Guerra dos Seis Dias foi um conflito envolvendo Síria, Jordânia e Egito contra Israel.

A Síria é continuamente acusada por Israel de armar grupos islâmicos do Sul do Líbano, da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Assim como o Líbano, Iraque, Jordânia, Israel e outros países da região, a Síria fez parte do antigo Império Otomano e, mais tarde, colônia francesa.

0 comentários:

Postar um comentário